A semana de conscientização sobre o atraso de desenvolvimento de linguagem foi realizada pela Otorrino Clínica e Clínica do Sono, com o objetivo de alertar a população sobre o tema, que vem sendo cada vez mais comum e o tratamento é tão mais efetivo quando mais precoce for o diagnóstico.
Nos casos onde há um atraso é muito importante reconhecê-lo e tratá-lo com um especialista o quanto antes. Temos que identificar se o caso é um atraso, problema de fala ou algo relacionado a um transtorno como o autismo. Também podem estar ligados a uma variedade de motivos como neurológicos, de desenvolvimento, de audição ou de aprendizado.
As crianças que nasceram prematuras podem apresentar um certo atraso, de algumas semanas ou meses, em relação àquelas que nasceram no tempo normal. Segundo especialistas, em geral, os prematuros alcançam as outras crianças em termos de desenvolvimento por volta de 2 anos de idade.
"É muito importante que acompanhemos o desenvolvimento de linguagem das nossas crianças. Um teste da orelhinha normal ao nascimento não garante que essa criança não vá apresentar alteração auditiva ao longo da infância e muitas dessas alterações auditivas são muito facilmente diagnosticadas e tratadas." Explicou o Doutor especialista em foniatria Luis Felipe Ferreira da Silva, idealizador da semana.
Cada criança tem seu próprio ritmo para desenvolver a linguagem. Mas se você acha que seu filho não está falando tanto quanto deveria temos uma espécie de cronograma geral que pode servir como guia. Afinal, você é quem melhor conhece seu filho. Por isso, converse com um especialista caso seu filho apresente algum dos seguintes sinais.
Sinais de atraso na linguagem: Até 4 meses
• Não expressa alegria ou frustração
• Não emite sons ou tenta "falar"
Sinais de atraso na linguagem: Até 7 meses
• Não dá gargalhadas
• Não imita os sons que outras pessoas fazem
Sinais de atraso na linguagem: Até 1 ano
• Não fala "mamá" ou "papá", ou alguma outra sílaba com intenção de comunicação
• Não usa gestos como dar tchau, balançar a cabeça ou apontar para as coisas
• Não tenta usar pelo menos o som de uma ou duas consoantes (como "p" e "t", por exemplo)
• Não entende nem responde a palavras como "não" e "tchau"
• Não aponta para coisas interessantes, como um avião passando
• Não balbucia como se estivesse conversando
Sinais de atraso na linguagem: Até 1 ano e meio
• Não aponta para pelo menos uma parte do corpo quando lhe perguntam (como "cadê o nariz?")
• Não se comunica com você de alguma maneira quando precisa de algo
• Não diz pelo menos seis palavras
Sinais de atraso na linguagem: Entre 1 ano e meio e 2 anos
• Não está aumentando o vocabulário à velocidade de cerca de uma palavra nova por semana.
Sinais de atraso na linguagem: Até 2 anos
• Não segue instruções simples
• Não brinca de faz-de-conta, como dar comida para a boneca, fingir que um brinquedo é um telefone
• Não imita as ações ou a fala de outras pessoas
• Não consegue apontar para desenhos ou fotos num livro ("Mostre o au-au")
• Não junta duas palavras ("Au-au gande")
• Não sabe para o que servem objetos comuns do dia a dia, como uma escova de dente ou um garfo
Sinais de atraso na linguagem: Até 2 anos e meio
• Não forma pequenas frases com de duas a quatro palavras ("Qué papá")
• Não sabe o nome de algumas partes do corpo
• Tem dificuldade para completar musiquinhas infantis conhecidas ("Nana nenê que a cuca vem...")
• Não faz perguntas simples
• Ninguém na família consegue entender o que tenta dizer
Sinais de atraso na linguagem: Até 3 anos
• Não usa pronomes (eu, você, mim)
• Não consegue se fazer entender para pessoas que não conheça bem
• Não constrói frases simples
• Não consegue entender instruções curtas ("Leve o brinquedo para o quarto e coloque em cima da cama")
• Não demonstra interesse em interagir com outras crianças
• Tem dificuldade extrema de se separar do pai ou da mãe
• Tem muita dificuldade para produzir o som de uma palavra, (gagueja ou faz caretas quando fala.
Sinais de atraso na linguagem: Até os 4 anos
• Ainda não consegue pronunciar a maioria das consoantes
• Não entende o conceito de "igual" e "diferente"
• Não usa os pronomes "eu" e "você" em situações adequadas
Fonte: BabyCenter Brasil
Escrito por: WD House | Assessoria de Imprensa Otorrino Clínica e Clínica do Sono