Dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Sono, data criada pela Sociedade Mundial do Sono (WSS) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se dormir bem e sobre os distúrbios do sono.
Os especialistas da Associação Brasileira do Sono (ABS), Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) promovem, de 11 a 17 de março, em nível nacional, a Semana do Sono 2019.
Durante a Semana do Sono, os especialistas estarão com atividades, nas principais cidades, voltadas à população, que inclui a exposição de totens que apontam quais os principais fatores que afetam a qualidade do sono e apresentarão recomendações para que as pessoas possam ter hábitos mais saudáveis para melhorar a qualidade do sono.
Os principais temas abordados pelos especialistas durante a Campanha serão: Envelhecimento e Sono; Apneia Obstrutiva do Sono; Privação de Sono; Insônia; Sono na Infância.
Em Rio Grande o Dr. Luís Felipe Ferreira da Silva, especialista em medicina do sono na Associação Brasileira de otorrinolaringologia também aderiu a campanha e fala sobre a importância do sono para uma boa qualidade de vida. " Se pararmos para pensar, dormimos cerca de 1/3 da nossa vida, e isso não é por acaso. O sono é extremamente importante para o funcionamento adequado do nosso organismo. É durante o sono que descansamos para que façamos as atividades do dia seguinte, é durante o sono que produzimos o hormônio do crescimento dentre muitos outros hormônios fundamentais para nosso dia a dia, que consolidamos a nossa memória e que gravamos o que aprendemos durante o dia, por exemplo." disse Luís Felipe, Doutor da Otorrino Clínica & Clínica do Sono.
Dicas para dormir bem
Dormir bem pode não ser uma tarefa tão fácil. Mas há bons hábitos que, seguidos regularmente, podem ajudar a ter noites de sono bem dormidas. Veja algumas dicas para ter uma boa noite de sono:
• Regule seu relógio - Estabeleça horários para deitar e acordar.
• Ambiente favorável - Mantenha o quarto confortável, controlando a temperatura, luminosidade e barulho.
• Luz artificial - Evite o uso de aparelhos eletrônicos (celular, computador e televisão próximo ao horário de dormir).
• Café e estimulante - Evite consumir café ou outras bebidas estimulantes a noite.
• Bebidas alcoólicas - Evite bebidas alcoólicas a noite.
• Evite problemas na hora de dormir - Não fique pensando em problemas do dia-a-dia e não tente fazer planejamentos na hora de dormir.
Privação do sono
A redução do tempo de sono é característica da sociedade atual. A cultura da sociedade 24/7, ou seja, sociedade que funciona 24 horas por dia durante 7 dias na semana reflete em mudanças no estilo de vida que muitas vezes prejudicam nosso sono.
"Quando não temos um Sono adequado, além de não produzirmos hormônios adequadamente e de ter problemas de memória, ainda podemos ter problemas em outros sistemas como o sistema cardiovascular, por exemplo. Outro problema que temos quando não dormimos bem e o excesso de sono durante o dia , que atrapalha o rendimento no trabalho e na escola, além de ser um fatos associado a acidentes de trabalho e acidentes de trânsito com potenciais sequelas irreversíveis ou irreparáveis" alerta o Doutor Luís Felipe Ferreira da Silva.
O Doutor lembrou também que o ronco pode ser um indicador de doenças, que podem ser evitados com tratamentos para o sono. "Quem ronca muito e tem apneia do sono de grau elevado, tem aumentos de pressão arterial a noite e pode ter aumento de pressão arterial durante o dia também, aumentando o risco de doenças cardíacas como o infarto, assim como podemos aumentar o risco de AVC (derrame)." disse.
Algumas causas da privação do sono:
• Afeta o equilíbrio, a atenção e a memória
• Diminui o vigor físico
• Envelhece a pele precocemente
• Fica mais suscetível a infecções
• Deixa o raciocínio mais lento
• Causa sensação de olho pesado, sonolência e dor de cabeça
• Deixa o organismo sujeito a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes
• Ocasiona dificuldade em adquirir conhecimentos
• Altera o humor e causa irritabilidade
• Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras
Afinal, quantas horas precisamos dormir por dia?
A necessidade de sono varia em cada indivíduo. Em média, um adulto precisa dormir 7 a 9 horas por noite, com variações entre os indivíduos que podem ir de 6 a 10 horas de sono. No entanto, reconhecer e respeitar a necessidade de sono está cada vez mais difícil. O aumento da jornada de trabalho/estudo, o crescimento do desenvolvimento tecnológico e o ritmo da sociedade são fatores que fazem a população ficar privada de sono. Quem paga por esse débito de sono é a nossa saúde e qualidade de vida.
Veja quantas horas de sono é ideal para cada idade.
Tenha mais informações e dicas na cartilha do sono.
Fonte: Semana do Sono